terça-feira, junho 14, 2005

Eugénio de Andrade...

" Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas...
Boa noite. Eu vou com as aves!"

Perdeu-se uma referência da literatura portuguesa...
Perdeu-se um Poeta...que na sua simplicidade se fazia destacar..
Para mim é, talvez, mais que isso...
Lembra-me o meu 12º ano, lembra-me o Português A de que tanto gostei, e traz consigo a lembrança desse professor que despertou em mim o gosto pela leitura, pela escrita...que nos apaixonava com a sua arrebatada paixão pela língua portuguesa! Obrigado!
Lembra-me o exame de entrada na faculdade, onde se esperava que da simplicidade de Eugénio extraíssemos muito mais.
Lembra-me a possibilidade de começar a sonhar em fazer o curso que queria, na faculdade que tinha escolhido...
Nunca conheci Eugénio de Andrade, a não ser pela sua poesia, mas a verdade é que o admiro imenso! Na simplicidade pintava a beleza, na natureza fazia perceber encantamento... e sempre que o lia transparecia-me paz! E o mais incrível de tudo, encontrar o muito no pouco...

Hoje em dia a simplicidade está em vias de extinção. Já não interessa o que se diz, mas a maneira como se diz; não interessa sentir o que nos é dito, mas compreender até ao ínfimo pormenor porque é dito e qual o objectivo. As pessoas não dizem o que sentem, mas preferem esconder-se atrás de imagens que mostram o que elas não são...

Talvez seja por isso que admiro Eugénio de Andrade,

porque me conseguiu ensinar a ser simples.

ou pelo menos a querer...